
Dirigir com conforto e segurança, principalmente em viagens de longa distância, é essencial saber como escolher o calçado ideal, faz toda a diferença.
Seja o condutor homem ou mulher, existem alguns tipos de calçado que são mais indicados e outros que são menos indicados e até proibidos pelo Código de Trânsito Brasileiro.
A seguir você verá quais são os calçados ideais para dirigir, os que são proibidos e o que acontece se você dirigir descalço.
Tirando os chinelos e sandálias, todos os calçados masculinos possuem os requisitos básicos para serem utilizados ao dirigir: aderência aos pedais, apoio para o calcanhar e fixação nos pés.
Sapatos Sociais
Botas
Mocassin
Sapatilhas
Sandálias
O artigo 252 do Código de Trânsito Brasileiro é bem claro quanto ao tipo de calçado que pode ser utilizado ao dirigir:
"Dirigir o veículo usando calçado que não se firme nos pés ou que comprometa a utilização dos pedais."
Se você estiver descalço, não poderá ser multado, pois não está infringindo a lei, uma vez que não há nada atrapalhando o uso dos pedais.
Alguns calçados, além de serem proibidos por lei, não favorecem nem um pouco a ergonomia e usabilidade dos pedais, comprometendo a segurança de todos que estiverem dentro do veículo e nas vias onde se trafega.
Entre os calçados que você deve evitar quando for dirigir estão:
sandália de salto alto
chinelo
rasteirinha
tamanco
Sempre que for dirigir, opte por calçados que se firmem bem aos pés e não comprometam a mobilidade e uso dos pedais.
Em casos onde o uso de um calçado inadequado é indispensável para o evento que se está indo, o melhor a se fazer é ter um calçado reserva que respeita a lei e proporcione conforto e segurança.
Ao chegar no destino, troque o calçado e aproveite.
Você pode até escolher o calçado ideal para dirigir, mas no trânsito é preciso muita atenção com as outras pessoas conduzindo veículos.
E para evitar dor de cabeça em caso de acidentes, fazer um seguro auto é a solução.
Aqui no Piquenique Seguros você conta com especialistas para te ajudar a escolher a melhor cobertura e ainda pode economizar até 40% na contratação.
Entre em contato conosco e solicite uma cotação.