
Você sabe quais são os itens de segurança do seu carro? Se sim, quantos deles estão com o funcionamento adequado e com as revisões em dia?
A segurança do carro vai muito além dos itens que vêm de fábrica, e a manutenção é o principal fator de segurança para condutores, passageiros e pedestres, que se expõem diariamente aos riscos que o trânsito e a condução de veículos oferece.
Para te ajudar a manter seu carro seguro, preparamos uma lista com os principais itens obrigatórios que devem estar em dia.
Responsável por absorver eventuais impactos tanto na parte traseira quanto dianteira, minimizando os danos aos passageiros do veículo em caso de acidente. Trafegar sem os para-choques pode gerar multa e até a apreensão do veículo.
Principal componente para ampliação da visão do condutor do veículo, os retrovisores tornam a direção mais segura, principalmente os modelos que possuem sensores de distância.
Um dos principais itens de segurança do carro, pois seu desgaste e deformações reduzem a estabilidade do veículo, principalmente em terrenos molhados e com baixa aderência. É importante também verificar a qualidade do estepe e dos acessórios necessários para a substituição do pneu em caso de dano.
Composto pelas lanternas, luzes indicadoras de direção (seta) e luzes de ré, é indispensável para evitar colisões de todo tipo, principalmente à noite e em áreas onde a visibilidade é comprometida.
O velocímetro é fundamental para o controle de velocidade, que influencia diretamente na segurança dos passageiros e pedestres. O odômetro, por mais que sua função seja apenas marcar a quilometragem percorrida, ele possibilita acompanhar a rodagem e realizar trocas de óleo, filtros, pneus e até da correia do motor nos períodos corretos.
Componente de segurança cuja finalidade é advertir condutores e pedestres, evitando, acidentes por desatenção de terceiros.
Sempre foram obrigatórios e a Resolução nº. 380/2011 determinou que a partir de 2014 todos os veículos fossem produzidos com freio ABS, que oferecem maior segurança.
O que antes era luxo se tornou item obrigatório em todos os veículos fabricados a partir de 2009. A presença de airbag frontal é obrigatória, enquanto em outras posições é opcional e varia conforme o modelo do veículo.
Um dos itens que mais reduzem situações críticas em acidentes de trânsito, o cinto de segurança deve estar sempre em boas condições e o modelo mais seguro e que se tornou padrão é o de três pontas.
O encosto de cabeça pode parecer apenas um item de conforto para os passageiros, mas ele tem uma função muito importante para a segurança. Em caso de acidente, ele impede que o efeito chicote faça com que o pescoço do passageiro seja arremessado para trás, evitando lesões graves. É item obrigatório em todos os assentos do veículo desde 2018.
Sistema internacional para fixação de cadeiras infantis capaz de prender os assentos diretamente ao chassi do carro, proporcionando maior segurança para a criança e demais passageiros.
Se algum desses itens não estiver funcionando corretamente, procure uma oficina de confiança e faça a manutenção. Não é só a sua segurança que está em risco, mas a de todos no veículo e na via onde ele trafega.
Apesar de não ser obrigatório em carros comuns (automóveis, utilitários, camionetas, caminhonetes e triciclos de cabine fechada) desde 2015, o extintor de incêndio é um item de segurança opcional e importante em caso de panes ou acidentes envolvendo chamas. Vale ressaltar que é necessário manter o equipamento com a manutenção e validade em dia, tanto por segurança quanto para evitar multa que atualmente é de R$ 195,23 e 5 pontos na CNH do condutor.