
No Brasil são mais de 100 milhões de carros, sendo que aproximadamente 60% são registrados e, de acordo com uma pesquisa da Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais (CNSEG), somente 30% dos veículos que circulam possuem algum tipo de seguro auto.
O número de veículos é grande, o percentual de segurados é pequeno, e o número de furtos passou de 1 milhão entre 2015 e 2019, conforme pesquisa do Sinesp (Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública).
Com esses números, fica claro que fazer seguro auto é uma forma de se manter tranquilo e não tomar prejuízo com o investimento no veículo, seja ele zero ou usado.
Ele também é chamado de seguro veicular ou seguro de automóvel, e abrange carros, motos, caminhões, ônibus e outros veículos motorizados.
Ao ser contratado, o principal objetivo é proteger o automóvel contra roubo, furto, danos, panes elétricas ou mecânicas e até mesmo perda total em caso de acidente.
Ele funciona como uma garantia que o proprietário tem de que em caso de acidentes ele terá direito a indenização ou manutenção do automóvel sem precisar pagar nada além da franquia do seguro.
As coberturas e a relação entre segurado e seguradora é determinada pela apólice de seguro, documento que detalha todas as coberturas contratadas e serve como documento oficial em caso de não cumprimento das obrigações de ambas as partes.
O valor do seguro do carro é composto por diversos fatores, analisados pelas seguradoras para a definição do valor a ser pago.
Entre os principais fatores de influência estão:
idade dos condutores: se o condutor tiver entre 18 e 25 anos o seguro é mais caro
garagem para guardar o carro, em casa ou no trabalho: se não tiver garagem, o preço sobe
taxa de roubos na região: se residir ou trafegar com o veículo em uma região onde o índice de roubos é elevado, isso pode influenciar no aumento do preço
tipo de carro: quanto mais caro for o veículo, mais caro tende a ser o seguro
histórico do motorista: se o segurado se envolveu em acidentes anteriores, isso vai pesar negativamente no cálculo
estado civil e gênero do condutor: solteiros e divorciados pagam mais caro pela tendência de se envolverem mais em acidentes; homens tendem a se envolver mais em acidentes e por isso o seguro acaba saindo mais caro também
O preço final do seguro, tanto da franquia quanto das mensalidades, pode variar conforme os fatores apresentados anteriormente.
Se você já fez seguro de carro antes e nunca precisou abrir um sinistro, isso faz com que você ganhe pontos e consequentemente tenha uma boa reputação como motorista, gerando algum desconto no preço final.
Veja a seguir uma simulação de seguro autor realizada aqui no Piquenique Seguros
Se por acaso você fez o seguro e se envolveu em um acidente, o acionamento do seguro deve ser feito direto com a seguradora, mesmo que a contratação tenha sido feita a partir de uma corretora de seguros.
Você deverá entrar em contato com a seguradora e informar o ocorrido. Hoje isso já é possível através de aplicativos no celular, mas também pode ser feito via telefone. Na apólice tem todas as orientações necessárias.
Lembre-se de que é importante ter um Boletim de Ocorrências e fotos do acidente para que a seguradora documente o ocorrido e inicie os trâmites legais de cobertura.
Esse processo varia conforme a seguradora, mas uma coisa não muda: o pagamento da franquia.
A franquia é um valor fixo, determinado na apólice, que o segurado paga pelo custo do reparo. Essa franquia pode ser reduzida, normal ou majoritária, e o tipo influencia no valor final dela e no preço da mensalidade.
Entre as ocorrências que geram pagamento da franquia estão:
perda total
perda parcial
sinistro com terceiros
No Piquenique Seguros você tem uma experiência diferenciada, pois somos a primeira corretora por assinatura do Brasil e, com nossas parcerias, conseguimos oferecer seguros até 30% mais baratos, cobrando comissão mínima e em alguns casos, sem cobrar comissão.
Você escolhe um plano de assinatura e contrata todos os seguros que precisar. Se quiser contratar para outras pessoas da família, temos planos que se adaptam conforme o número de pessoas.
E o melhor de tudo, você pode gerenciar todas as apólices de um só lugar e contar com atendimento humanizado tanto na contratação quanto no suporte em caso de acidentes ou dúvidas.
Aproveite a oportunidade e entre em contato com nossos especialistas para solicitar uma cotação.