
A apólice de seguro é o documento que formaliza a contratação do seguro e comprova o aceite de todas as cláusulas, condições e riscos do acordo, firmado entre segurado e seguradora.
Ela é a sua garantia de que há uma cobertura a ser dada pela seguradora, conforme os termos especificados no contrato em caso de sinistro.
Nela você deve encontrar todas as informações passadas pela seguradora ou corretora no ato da contratação, incluindo detalhes sobre cobertura e procedimentos.
As cláusulas da apólice costumam ser divididas em 3 grupos:
cláusulas gerais: aquelas que citam os direitos e deveres de segurado e seguradora, qual a abrangência da cobertura e seus valores, como será pago o prêmio e os prazos de pagamento
cláusulas especiais: regras e informações específicas para cada tipo de apólice e seguro
cláusulas particulares: detalhes sobre a cobertura e indenizações, quem são os beneficiários, os percentuais que cada um deve receber em caso de sinistro e a vigência do seguro
Os tipos de apólice indicam como funcionará o seguro contratado, quais coberturas ele abrange e como se darão os procedimentos.
Ela estabelece a cobertura contra tipos de riscos variados, concentrando as informações em um único documento. Um exemplo de seguro com este tipo de apólice é o que garante cobertura contra o titular e seus bens.
Essa apólice só cobre os eventos, que forem especificados nela. É o tipo mais comum para seguros personalizados, onde o segurado escolhe o que será coberto.
É uma espécie de contrato temporário. Também serve como recibo de pagamento com garantia de cobertura (o prêmio do seguro). Um exemplo desse tipo de apólice é o seguro viagem com validade apenas para o tempo de duração dela.
Essa apólice determina as cláusulas para indenização a terceiros em caso de acidente causado pelo segurado.
A apólice aberta permite alterar a cobertura e o seguro conforme necessário. Já a apólice fechada não, permite qualquer tipo de alteração após a assinatura do contrato.
Essa apólice é diferente das demais apresentadas aqui, pois permite resgatar o valor pago pelo seguro. O percentual de resgate aumenta conforme o tempo em que a apólice permanecer ativa.
Ela pode ser adquirida por uma pessoa (individual) ou por um grupo de pessoas (coletiva), situação que é muito comum para a contratação feita por empresas ou associações.
Outros dois tipos de apólice são:
apólice facultativa: feita por vontade do segurado
apólice compulsória: onde não há possibilidades de negociar os termos, pois ela é uma obrigação legal, como o seguro DPVAT
Conforme a SUSEP, "a emissão da apólice, do certificado ou do endosso será feita em até 15 (quinze) dias, a partir da data de aceitação da proposta".
Se passar desse prazo, entre em contato com a corretora de seguros ou com a própria seguradora para saber se houve algum problema.
Sim. Você pode cancelar a qualquer momento, respeitando as cláusulas determinadas na apólice, que podem variar conforme o tipo de seguro, seguradora e apólice.
Você pode acionar a corretora de seguros onde contratou ou entrar em contato direto com a seguradora pelos canais de atendimento disponibilizados para iniciar o processo de cancelamento.
No Piquenique seguros você tem acesso a todas as apólices dos seguros contratados na plataforma, 24 horas, pelo celular, tablet ou computador.
E se for assinante da cesta duo ou família, pode gerenciar todos os seguros e apólices dos membros em um único ambiente.
Seja para contratar um seguro auto, um seguro viagem ou qualquer outro tipo de seguro, nossa equipe de especialistas está preparada para te ajudar em todas as etapas do processo, proporcionando atendimento humanizado e personalizado.
Entre em contato conosco e solicite uma cotação!