
Tem um veículo com bancos de couro, mas não sabe o que fazer para mantê-los brilhantes, macios e confortáveis?
Nesse artigo você vai encontrar o passo a passo para limpar e hidratar bancos de couro, garantindo maior vida útil e conforto.
Por menos aderente que o banco de couro seja, resíduos como farelo de comida, pelos de animais, bolsas e roupas influenciam no acúmulo de sujeira, ainda que não sejam absorvidas.
Por conta disso, antes de hidratar o banco de couro, é importante fazer uma boa limpeza e higienização deles, para garantir que a aplicação do hidratante se dará em uma superfície lisa e pronta para absorver o hidratante.
Você pode limpar os bancos de couro com um pano macio ou esponja umedecida em água e sabão. Evite utilizar muita água e esfregar com muita força. Lembre-se que é apenas para umedecê-los.
Para remover a sujeira que fica presa na costura você pode utilizar um pincel ou uma escova de dentes. E após a limpeza, seque bem os bancos com um pano úmido e que não solte pelo.
A hidratação do banco de couro deve ser feita logo após a limpeza, pois é o momento onde não há resíduos sobre o tecido e a hidratação pode penetrar melhor.
A primeira coisa que você precisa saber antes de iniciar a hidratação é o tipo de couro do banco. Ele pode ser animal, ecológico ou sintético, e cada tipo pode ser hidratado com produtos específicos.
Em seguida, você deverá escolher o hidratante de couro adequado para o procedimento. Quanto mais refinado ele for, melhor será a absorção e quanto mais qualidade tiver, mais uniforme será a aplicação e mais fácil de espalhar.
Segue alguns produtos que você pode usa:
Hidratante De Couro Automotivo - Cera Jr
Limpa e Hidrata Couro Proauto
Leather Cleaner Limpa Couro 500ml - Protelim
Alguns hidratantes possuem perfume, então certifique-se de que o cheiro agrada a você e as demais pessoas que utilizam o veículo.
Na hora de aplicar, use uma flanela ou tecido que não solte pelos. Não aplique o hidratante diretamente no banco, mas sim no pano seco. Em seguida espalhe pelo banco com movimentos circulares delicados.
Não precisa usar muito hidratante, pois apenas o couro deve absorver o produto e não a espuma do banco.
Após a aplicação, espere cerca de 40 minutos para que os bancos sequem e retire o excesso com um pano seco e macio. Seus bancos de couro estarão hidratados e você estará garantindo a vida útil deles. Repita o procedimento a cada 6 meses para ter bancos brilhantes, macios e confortáveis sempre.
Veja a seguir 5 cuidados que você deve tomar para garantir a vida útil e a beleza dos bancos de couro do seu automóvel.
Não utilize materiais à base de álcool, querosene ou removedores, eles desgastam o couro e com o tempo provocam rachaduras.
Atenção aos raios solares, eles ressecam o banco de couro, reduzindo o brilho e desvalorizando o veículo. Sempre que possível, estacione na sombra.
Mantenha o assento higienizado, é bom para a sua saúde e ajuda a evitar o desgaste dos bancos de couro por conta da fricção entre o corpo e os resíduos de sujeira.
Invista em hidratação, ela evita o ressecamento e ajuda a revitalizar os bancos de couro, garantindo maciez, viscosidade e maior vida útil.
Visite um centro automotivo, lá eles possuem experiência e produtos adequados para a limpeza e hidratação dos bancos de couro, garantindo um trabalho seguro e eficiente.
Agora que você já sabe como hidratar os bancos de couro do seu veículo, o que acha de compartilhar esse conteúdo nas redes sociais?!