
Fazer a limpeza do carro em casa é muito comum, principalmente para quem tem espaço e tempo disponível. Mas será que essa limpeza em casa contempla a higienização interna correta do veículo?
Continue a leitura e descubra como você pode fazer a limpeza do carro em casa e ainda higienizá-lo.
Toda vez que você vai à rua, senta em lanchonetes e restaurantes, e depois senta no carro ou vai ao mercado fazer compras e coloca as sacolas no porta-malas (alguns colocam no banco de trás, o que é um erro), está expondo o veículo à ação de germes e bactérias.
Algumas morrem com o tempo e não são prejudiciais, mas outras são e possuem uma boa resistência. Por isso é fundamental manter a higienização do veículo em dia, para garantir a segurança da sua saúde e de todos que o utilizam, e para mantê-lo limpo também.
Seria fácil dizer tudo, mas a parte interna de um veículo tem muitos detalhes que exigem atenção na limpeza. Geralmente limpamos carpetes, portas e painel, mas outras áreas internas precisam ser higienizadas pelo bem da sua saúde.
Veja a seguir os principais pontos de higienização interna do veículo:
cinto
painel, porta-luvas e porta-objetos
teto
portas e maçanetas
bancos
carpetes
porta-malas
A primeira coisa a se fazer é escolher um lugar com sombra para lavar o veículo, pois evita o aparecimento de manchas causadas pelo sol.
Se for dar a famosa geral, no exterior você pode usar água e sabão neutro, esfregando com uma esponja macia para não riscar a pintura.
Os carpetes também podem ser lavados com água e sabão e podem ser esfregados com uma escova. Se for de borracha, as cerdas da escova podem ser mais resistentes, mas se for de algum tipo de tecido, opte por escova com cerdas mais flexíveis.
No interior do veículo existem muitas frestas e partes apertadas que acumulam poeira e resíduos, principalmente nos cantos das portas. Utilize pincéis e escovas macias para limpar essas partes.
Um aspirador de pó ajudará muito, pois com ele você conseguirá remover os resíduos com maior agilidade. Passe-o em todas as áreas possíveis do interior, inclusive nas frestas dos bancos, que tendem a acumular bastante sujeira.
Para os bancos de tecido, você pode usar uma mistura de 500ml de água, meia xícara de chá de álcool e uma colher de vinagre branco. Molhe uma flanela e passe com delicadeza na superfície dos bancos.
Já nos bancos de couro você pode usar 500ml de água e uma colher de detergente líquido de coco. Use uma flanela de algodão, que não solta pelo, para limpar. Depois use uma flanela seca para remover o restante do líquido e secar os bancos.
Para as portas, painel, porta-objetos, maçanetas e outras partes internas de plástico você pode utilizar o álcool isopropílico. Além dele ajudar a remover a sujeira, ele ajuda a higienizar o veículo.
Evite ao máximo colocar objetos que vem da rua sobre os bancos do carro. O acúmulo e proliferação de bactérias é prejudicial à saúde, e sacolas de mercado, caixas e outros objetos não são higienizados. Use o porta-malas ou então o piso do carro atrás dos bancos do motorista e do carona.
E para manter a higienização em dia, mantenha um vidro de álcool em gel e lenços umedecidos no veículo. Você poderá utilizá-los para limpar as maçanetas, o painel e até mesmo as mãos, mantendo o carro higienizado por mais tempo e sua saúde em segurança.
Gostou dessas dicas? Então compartilhe com seus amigos.