
Praia, sol e descanso sempre vem acompanhado da vilã dos automóveis no litoral: a maresia. Ela, que aos olhos parece inofensiva, é o terror para a estrutura mecânica dos automóveis.
A névoa úmida e salgada vinda do mar se prende a tudo o que estiver no caminho, e nos automóveis ela vai além da lataria, se prendendo todos os componentes de ferro e conectores elétricos. E até alguns componentes de plástico são afetados.
Mesmo com os carros mais novos recebendo proteção antiferrugem, a ação da maresia pode ser bastante destrutiva se não forem tomados os cuidados necessários e as manutenções periódicas forem realizadas em locais de confiança.
Mesmo sendo uma peça emborrachada, as coifas podem apresentar problemas por conta das partículas de areia que se acumulam, seja com o carro parado ou em movimento, e podem abrir um rasgo permitindo a penetração de ainda mais areia.
Os itens com maior vulnerabilidade à maresia. O contato com a água e a areia aceleram o desgaste e enferrujam as ligações, afetando a parte elétrica do veículo como luzes, som, ignição e pode levar até a uma pane geral da bateria.
O desgaste causado pelo acúmulo de resíduos nas correias pode levar à ruptura, fazendo com que o motor deixe de funcionar. O desgaste dos rolamentos pode gerar engasgos, barulhos e instabilidade do veículo.
Um dos componentes que mais sofrem em região de praia, pois seu objetivo é filtrar os resíduos, que nesse caso chegam ao motor em maior quantidade, saturando rapidamente o filtro e exigindo a substituição em um espaço de tempo menor que o normal.
Quem mora no litoral não tem como evitar a maresia, mas pode se proteger dela adotando medidas preventivas que ajudam a manter a vida útil do veículo e a segurança.
Proteger o veículo contra a ação da maresia é mais fácil do que se pode imaginar e para ajudar preparamos algumas dicas úteis para evitar os problemas que a maresia pode causar no veículo:
Não dirigir sobre a areia ou próximo ao mar
Desligar o motor e componentes elétricos quando não houver necessidade de uso
Estacionar o carro em local coberto e fechado durante a noite
Usar capas protetoras para as rodas e, se possível, para o veículo todo
Verificar com frequência os terminar de bateria, conectores elétricos, filtros e equipamentos de lubrificação para garantir que estejam sem areia e água
Fazer uma limpeza geral periódica no veículo, principalmente nas conexões elétricas
Se você não mora no litoral, mas passa férias em região de praia, faça a manutenção do veículo antes e depois da estadia para evitar que os efeitos da maresia cause danos ao veículo e afete sua segurança e a dos demais passageiros.