
Alinhamento e balanceamento são duas das rotinas mais frequentes nas oficinas, e isso acontece porque estão diretamente ligadas à forma como o veículo é conduzido e à qualidade das estradas e rodovias.
Realizar esses procedimentos como recomendado pelo fabricante do automóvel ou sempre que houver a necessidade por conta de outros fatores, é uma forma de garantir a vida útil do veículo e a segurança dos ocupantes e de quem está nas vias onde se trafega.
O alinhamento corrige o posicionamento do volante em relação às rodas, permitindo que ele fique devidamente centralizado e o veículo não puxe para os lados.
O balanceamento é a compensação da variação na quantidade de borracha que pode fazer o veículo trepidar. Ele é feito usando contrapesos de chumbo fixados na banda de rodagem.
Em linhas gerais, o alinhamento e o balanceamento servem para manter o veículo seguro e evitar desgastes irregulares dos pneus, suspensão e até mesmo dos componentes da direção.
De forma mais específica, o alinhamento serve para colocar o volante na mesma linha das rodas, evitando que o veículo puxe para os lados. O balanceamento equilibra as bandas de rodagem reduzindo a trepidação transmitida pela suspensão.
Existem 3 tipos de alinhamento: ótico (manual), eletrônico computadorizado (a laser) e o 3D. Sendo o último o mais moderno e adequado.
O alinhamento ótico é feito por canhões de luz presos às rodas. O eletrônico computadorizado é feito com o uso de projetores a laser, que tornam o processo mais rápido e preciso do que o manual.
Já o alinhamento 3D utiliza sensores que leem a posição do refletor, instalado em cada uma das rodas, enviando para o computador as informações, comparadas com os padrões de fábrica e informam quais os ajustes necessários. É muito mais preciso e reduz a perda de calibração dos equipamentos.
O alinhamento e balanceamento devem ser feitos de acordo com a recomendação do fabricante, que geralmente é a cada 10.000 km. Mas existem algumas ocorrências que tornam necessária a realização do procedimento. São elas:
troca de pneu
um peso do balanceamento da roda se soltar
reparo no pneu
veículo puxando para um lado
veículo trepidando em altas velocidades
substituição de componentes da suspensão
Se você não realiza os procedimentos listados acima com frequência, as chances de fazer alinhamento e balanceamento fora do recomendado pela fabricante são pequenas. E para manter isso é importante seguir algumas boas práticas de direção:
fuja de buracos
evite subidas fortes ou batidas nas lombadas, meio-fio ou valetas
evite freadas e arrancadas bruscas, elas desgastam os pneus
evite manobras arriscadas
cuidado com sobrecarga de peso
Ao tomar esses cuidados você aumenta a vida útil dos pneus, a segurança dos ocupantes do veículo e faz com que o alinhamento e o balanceamento durem por mais tempo.